Simulador de trens 1a4743
632y4k
Maquinistas da MRS recebem treinamento em alguns dos equipamentos mais modernos do mundo
Os quatro Simuladores de Condução de Trens da MRS foram os primeiros equipamentos deste tipo na América do Sul. São dos mais modernos do mundo na área de treinamento e aperfeiçoamento de maquinistas e começaram a operar na companhia desde outubro de 1998. O investimento de R$ 3,6 milhões partiu de um projeto pioneiro desenvolvido pela empresa. Com a compra dos equipamentos, que foram desenvolvidos pelo ITT Research Institute, da Universidade americana de Illinois, a MRS deu início ao maior e mais moderno programa de treinamento de maquinistas do Brasil.
O Simulador TS-2 é o maior deles e está instalado em uma cabine exatamente como a de uma locomotiva e imita fielmente as condições de operação de um trem. Através de um telão, o maquinista visualiza uma imagem como a real. Até mesmo os sons da operação são reproduzidos.
Depois de operar o simulador, o maquinista tem suas ações avaliadas por um computador e, a partir dos resultados, são realizados cursos de aperfeiçoamento para sanar os possíveis problemas. Este trabalho visa a melhoria na condução dos trens para garantir a segurança ferroviária. Além disso, há ganhos significativos com relação ao consumo de combustível e até diminuição do nível de desgaste dos trilhos.
Também fazem parte do Centro de Treinamento da MRS três simuladores TS-1, que é um modelo mais simples. Ele funciona em um monitor de computador, mas tem o mesmo princípio do TS-2. As turmas de maquinistas que am pelo treinamento, geralmente, reúnem 16 pessoas, que ficam metade em sala de aula e metade nos simuladores.